sábado, 15 de agosto de 2009

Suspiros a Maria Santíssima


(publicamos hoje, dia da Assunção da Virgem Maria aos Céus, os Suspiros a Maria Santíssima)


O amor do Pe. Júlio Maria pelas missões se expressa em seus “Suspiros a Maria Santíssima”, que é o testemunho de seu grande ardor missionário. Em cada estrofe vemos o amor, o ardor de um missionário. Vamos refletir e rezar estes ‘Suspiros’, procurando ter também em nós estes mesmos sentimentos.

  1. Ó querida e doce Virgem Maria, por amor de vosso Filho, baixai os olhos sobre o mundo, que tão miseravelmente se perde no abismo do vício e da indiferença.
  2. A fé vai se apagando nos corações, os quais se afastam do único amor verdadeiro, e as trevas do erro envolvem o espírito da maior parte dos homens.
  3. Esses homens, entretanto, ó querida Mãe, são filhos de Deus, resgatados pelo sangue de Jesus, banhados pelas vossas lágrimas e pelo vosso amor.
  4. Esses homens são vossos filhos como nós, filhos ingratos e rebeldes, é certo, mas sempre filhos queridos e esperados.
  5. Esses homens são nossos irmãos; como seria, pois possível, calarmo-nos ó doce Mãe, em face de tanta calamidade, cegueira e desgraça?
  6. Que seria do nosso amor de Deus e do próximo se, vendo os nossos irmãos se afastarem do reto caminho, nossas entranhas não se comovessem de compaixão?
  7. Como poderiam fechar-se nossos corações e calar-se a nossa língua, à vista da ilusão com que o mal seduz as pessoas e lhes tira o ideal da vida cristã?
  8. Como é possível vivermos sossegados e quietos, quando continuamente Jesus Cristo é ofendido, sua lei é desprezada, e as pessoas se entregam a todo tipo de vícios?
  9. Oh! Não! É impossível, meu Deus, não posso mais viver no meio de tamanha desgraça; retirai-me deste mundo, ou concedei-me a graça de salvar esses nossos irmãos!
  10. Vosso próprio Coração, ó Jesus, transborda de amor para os pecadores. Como Bom Pastor, correis atrás das ovelhas perdidas, e vossa voz repete: “Vinde a mim todos os que sofreis”!
  11. Convosco, ó Jesus, quero amar os irmãos, quero procurar as ovelhas feridas e perdidas, quero levantar a voz de dia e de noite para chama-las para perto de vosso coração.
  12. E se os homens não quiserem escutar a minha voz, hei de bradar pó Vós, ó Mãe de misericórdia, e não vos deixarei, até ouvirdes os meus gemidos.
  13. Ó doce mãe, escutai a voz de toda a vossa Congregação que vos implora; não digais que não podeis, visto vosso Filho vos ter dado todo poder sobre o seu divino coração.
  14. Quereis e podeis, temos, pois, certeza de que a vossa misericórdia há de iluminar os pecadores, e de que o vosso amor há de resplandecer no coração desses nossos irmãos.
  15. Ó Virgem Santa, imploramos vossa misericórdia em favor dos pecadores, apesar de nós mesmos sermos pecadores, cheios de enfermidades e de fraquezas.
  16. Eis-nos aqui, vossos filhos, mandai-nos e levaremos a nossos irmãos a palavra do Evangelho, o sorriso fraterno e o sacrifício de nossa vida.
  17. Nada somos e nada podemos por nós mesmos, porém tudo será possível com a ajuda da graça divina, cujo auxílio todo poderoso nunca nos há de faltar.
  18. Ó Mãe amantíssima, eis-nos aqui, mandai-nos junto às pessoas que se sentem perdidas, para salva-las; junto às tíbias, para reanima-las e junto às fervorosas, para leva-las ao céu.
  19. Mandai-nos e guiai-nos; queremos penetrar no meio da sociedade indiferente e viciada, para opor à indiferença, o amor e o sacrifício.
  20. Pela palavra e pelo exemplo queremos proclamar o reino de Jesus; queremos lutar contra o mal; queremos anunciar a Boa Nova para que todos cheguem a Deus.
  21. Doce Mãe, não vos faltam no céu, anjos para serem os mensageiros de vossas ternuras, mas quereis servir-vos de nós, para que todos se sintam amados por Deus e pela Igreja.
  22. Suscitai, pois, uma legião de apóstolos desapegados e disponíveis que, com a cruz no peito e o rosário nas mãos, proclamem em toda parte as vossas grandezas e o vosso amor.
  23. Suscitai apóstolos de vosso Coração e do Coração eucarístico de Jesus, para espalharem o vosso culto, pelo exemplo, pela palavra e pela dedicação.
  24. Nossa humilde Congregação, nascida de vosso amor, abençoada e protegida por vós, há de difundir-se pelo mundo inteiro, e com ela, a espiritualidade sacramentina.
  25. Mas, para realizar-se tão divina tarefa, para sermos auxiliares de Jesus nessa missão, precisamos de amor, de virtude e de generosidade.
  26. É esta virtude sem fraqueza, este amor sem alteração e esta generosidade sem medida que imploramos para todos os membros de nossa Congregação.
  27. Doce e querida Mãe, levantai-nos todos acima das idéias, das inclinações e dos costumes que nos afastam de vós, para nos fazerdes seguir os passos de vossos santos.
  28. Dai-nos um corações amante e generoso, uma vontade decidida e forte, um espírito sobrenatural e uma alma grande e generosa.
  29. Nunca uma afeição que nos afaste de vosso ideal viole o santuário de nosso coração, nem altere o espírito missionário do amor divino que nele deve arder.
  30. Alcançai-nos compaixão pelo povo sofredor, rigidez para com nós mesmos, nunca transigindo com o que desvie do dever, da virtude e da santidade.
  31. Ó Virgem Imaculada, alcançai-nos uma santidade completa, uma santidade fruto do sacrifício, do esforço generoso e da perseverante dedicação.
  32. Corações eucarísticos de Jesus e de Maria, impregnai-nos de vosso amor, para que a missão se manifeste através do zelo, amor e sacrifício.
  33. E assim formados por vós, doce Mãe, estaremos prontos a ir até onde a obediência nos mandar para aí nos mostrarmos verdadeiros apóstolos da Eucaristia.
  34. Mandai-nos, querida mãe, para que, como os anjos no céu, sejamos mensageiros da grandeza da missão a nós confiada.

Amém!

---

Nota-se por algumas expressões que o autor redigiu a oração num contexto específico, congregacional. O que não impede que o qualquer cristão reze com ele esta belíssima oração à Maria Santíssima, bastando algumas adaptações de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário