quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Epifania Eucarística

Meditação do Evangelho de Mt 2,1-12

Adoração dos Reis Magos, de Fra Angélico


Epifania quer dizer manifestação. É neste dia eu Jesus se manifestou ao mundo pagão, representado pelos Reis Magos, como se havia manifestado aos judeus na pessoa dos pastores.

Na exposição desta dupla manifestação, o Espírito Santo usa das mesmas palavras significativas. Falando dos pastores diz: “encontraram Maria e José, e o Menino” (cf Lc 2,16). Dos Magos ele diz: “encontraram o menino com sua mãe. E prostrando-se, o adoraram... oferecendo-lhes presentes de ouro, incenso e mirra” (cf. LC 2,11).

Há na Igreja uma cerimônia que muito se parece com esta manifestação de Jesus, aos querem adora-lo; tal cerimônia chama-se Exposição do Santíssimo Sacramento.

Em Belém Jesus estava como exposto nos braços de Maria, à adoração dos magos. Na bênção do Santíssimo, Ele está exposto à adoração de todos.

Na primeira exposição, Ele esconde a sua divindade e humanidade sob as aparências de uma criança. Nesta segunda exposição, Ele esconde sua divindade e humanidade sob as espécies da hóstia: porém é o mesmo Jesus, é o mesmo Deus-homem, vivo e palpitante de amor.

A cerimônia da exposição e bênção do Santíssimo Sacramento é um exercício de grande efeito espiritual, pois, ao mesmo tempo um ato de fé na presença de Deus; um ato de adoração e um ato de amor.

O Evangelho nos mostra os Reis Magos prostrados diante do berço do Menino-Deus, tendo encontrado ali o menino com Maria sua mãe, e oferecendo-lhe os seus presentes simbólicos: o ouro, o incenso e a mirra. O ouro simboliza a realeza de Jesus, o incenso a sua divindade, a mirra a sua humanidade. Sobre o seu trono eucarístico, como no presépio, Jesus é sempre Rei, Deus e Homem.

Como Rei, ele tem direito a nossa sujeição. O adorador prostra-se de joelhos diante da Eucaristia em atitude de humildade e de fé na presença de Deus, escondido sob as aparências da hóstia sagrada.

Como Deus, Ele tem direito a nossas adorações: por isto o ato principal da exposição é a adoração da sua soberana majestade.

Como Homem, Ele é nosso modelo e pela Exposição pública a Igreja mostra o seu aniquilamento para a salvação da humanidade, a sua vida de imolação e sua morte horrível, para excitar em nós a aspiração de imita-lo.

Jesus Eucarístico é ao mesmo tempo grande e pequeno; cabe a nós destacar o que é grande e o que é pequeno.

A fé e a adoração destacam a sua grandeza escondida enquanto a imitação exalta a sua pequenez misteriosa.

A Eucaristia é a espiritualidade central da Igreja: é preciso atrair as pessoas a Jesus Eucarístico. Sendo a Eucaristia Deus Escondido, é preciso faze-lo sair, o mais possível, de seu divino esconderijo, e não podendo manifesta-lo em seu estado glorioso, é mister expô-lo em seu estado eucarístico, velado sem dúvida, porém deixando perceber, pelo menos, o véu sagrado que o esconde.

Vamos, pois, muitas vezes aos pés deste novo Belém, imitando os Reis Magos, e ali encontraremos, nós também, o menino com Maria, sua mãe.

Jesus está ali, sobre o seu trono eucarístico, como nos braços de sua Mãe Imaculada; é ali que Ele quer receber nossas visitas, as nossas adorações, e os presentes que queremos oferecer-lhe: o ouro do nosso amor, o incenso da nossa oração e a mirra dos nossos sacrifícios.


Extraído do livro

“Mistagogia Eucarística do Padre Júlio Maria de Lombarde”, págs 23-23.

Bênção do SSmo. Sacramento com os padres do Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote por ocasião de sua peregrinação a Lisieux

O Papa Bento XVI abençoa os fiéis por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, Basílica de São Pedro, 2009

Um comentário:

  1. Bem oportuno falar da Epifania (que logo logo celebraremos!), não só porque a solenidade do Natal se aproxima, mas também porque a solenidade de Cristo Rei nos faz pensar sobre essa nossa sujeição e prostração diante da Hóstia Imaculada.

    Tem uma música que canta assim: "Mãe, Capela do Santíssimo (...) Primeiro Ostensório do Senhor". Acho que retrata bem o que aqui fora exposto: A Virgem Maria Santíssima foi a primeira a adorar e ao mesmo tempo a expor Nosso Senhor Jesus Cristo! Salve Mater!!!


    Em Nosso Senhor e na Madre Igreja,

    Fernando
    Pro Catholica Societate

    ResponderExcluir