terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sacramentinos em Capítulo: o que é?

Por Pe. Aureliano de Moura Lima, sdn.

Nos dias 11 a 15 de janeiro do próximo ano, nós, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, realizaremos o 14º Capítulo Geral de nossa Congregação em Manhumirim/MG, onde está nossa Casa-Mãe e a sede de nosso Instituto.

Em que consiste o Capítulo? É uma Assembléia constituída pelos representantes de todas as comunidades da Congregação para uma avaliação geral e planejamento do próximo quadriênio. Na oportunidade elege-se a nova equipe que coordenará a Congregação nos próximos quatro anos. Essa equipe é constituída por cinco membros: superior geral e vice, secretário geral e vice e ecônomo geral.

Nossa Congregação tem atualmente um quadro de mais de sessenta religiosos (padres, irmãos e estudantes). Atuamos em cinco estados do Brasil: Minas, Espírito Santo, Mato Grosso, Ceará e Amazonas. Sonhamos dar passos mais largos, ir para regiões mais desafiadoras, onde a presença da Igreja ainda é precária. Há muitas necessidades no Brasil e no mundo. Há realidades de abandono quase completo, de pessoas que não contam em nossa sociedade, aonde as políticas públicas não chegam, onde o único conforto e apoio costuma vir da Igreja. Queremos estar aí para trabalhar em favor desse povo. Foi esse o legado que nos deixou o nosso Fundador, Pe. Júlio Maria, que deixou a Europa no início do século passado e embrenhou na selva amazônica, trabalhando ora como professor ora como farmacêutico ora como promotor de ações sociais numa ação pastoral-evangelizadora junto àquele povo sofrido.

Contamos com o apoio e as orações de nossas comunidades para que esse tempo de Capítulo congregacional seja marcado pela abertura ao Espírito Santo a fim de darmos passos mais ousados, de levarmos a outras regiões um pouco daquilo que podemos oferecer da nossa simplicidade e pequenez.

Contamos também com nossas comunidades para que se empenhem no surgimento de vocações para o serviço da Igreja. Há muitas necessidades. A messe é grande, mas ainda a generosidade tem sido pequena. O comprometimento é ainda muito tímido. Precisamos ter coragem de sair de nosso comodismo para uma dedicação mais ousada, mais entusiasta, mais decididamente missionária na Igreja.

Finalmente contamos com as orações e o apoio de vocês para eventuais mudanças e transferências. Nós nos consagramos para o Reino de Deus. Por isso nos colocamos à disposição da Congregação para nos enviar aonde houver necessidade de nós.

Fonte: Blog da Pastoral Vocacional Sacramentina

4 comentários:

  1. Rezemos à Santíssima Virgem Maria, para que interceda a seu Divino Filho por seus Missionários Sacramentinos!

    Momento de Capítulo é sempre momento de prova de amor.


    Em Nosso Senhor e na Madre Igreja,

    Fernando
    -Pro Catholica Societate-

    ResponderExcluir
  2. qual é o dia de nossa senhora do santissimo sacramento? Muito bela a vocacao de voces :)

    ResponderExcluir
  3. ORAÇÃO PELO XIV CAPÍTULO GERAL ORDINÁRIO
    Ó Deus, Uno e Trino, autor de toda vida, escuta nossa Oração pelo XIV Capítulo Geral que estamos para celebrar. Faze que seja, para cada um de nós sacramentinos, um tempo de profunda revisão, oportunidade de tomar a vida nas mãos, afim de que a celebração dos 80 anos de nossa história, renove o nosso espírito congregacional e possamos, com Testemunho, avançar na missão.
    Em profunda comunhão com a igreja, temos o grande desejo de avançar, formando um povo missionário. Ilumina os passos das nossas comunidades religiosas, reaviva nossa espiritualidade e ensina-nos a perseverar, para respondermos, com prontidão e coragem, às atuais necessidades da igreja.
    Com teu amor de pai, e a exemplo de Maria, faz com que o nosso testemunho colabore com uma igreja sempre mais Corajosa, Eucarística e Missionária. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Fernando Henrique,

    Agradeço pela visita!

    Os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora comemoram o dia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento a 13 de maio.

    Conta a história que nesse dia o Pe. Júlio Maria costumava organizar passeios para os estudantes e religiosos da Congregação, era um dia de verdadeira festa.

    Para conhecer melhor a vocação à vida religiosa segundo a Congregação dos Missionários Sacramentinos, sugiro a leitura do Blog da Pastoral Vocacional Sacramentina: [http://pvsacramentina.blogspot.com/]

    Fique com Deus,

    -Pro Catholica Societate-

    ResponderExcluir