Os Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento celebraram, de 14 a 18 desse mês de outubro, seu 15º Capítulo Geral Ordinário. Segundo as Constituições da Congregação, os espírito que anima os missionários sacramentinos deve ser “marcadamente eclesial”. Portanto, o Capítulo se afigura como um evento não somente do grupo congregacional mas de toda a Igreja. É um momento para que a Vida Religiosa, dom de Deus para a sua Igreja, se reveja e se renove a fim de trabalhar mais e melhor para a construção do Reino de Deus.
Mas, enfim, quais são os objetivos principais de um Capítulo Ordinário?
Pe. Mayrink, SDN - Superior Geral - faz a entrega do Capítulo nas mãos de Deus. |
Para o capítulo, são convocados os representantes dos religiosos segundo a sua função: os atuais membros do Conselho, os superiores das comunidades locais e um representante para cada grupo de 10 religiosos, eleitos pelo seu grupo para a ocasião.
O Colégio Capitular assim constituído possui, genericamente, três funções bastante importantes para a vida da Congregação.
Primeiro, zelam pela unidade do grupo. É um momento para encontros, conversas, partilha de experiências pessoais e missionárias. No capítulo há momentos reservados para que cada região apresente um relato dos trabalhos apostólicos desenvolvidos naquele lugar. Assim o grupo vai se tornando mais coeso e consciente de seu próprio trabalho. É, assim, um momento de revisão.
O Colégio Capitular |
Em segundo lugar se encontra a preparação de um plano operacional para o próximo quadriênio (no caso, 2014-2017). Os capitulares definem planos e metas a curto, médio e longo prazo. É por isso que o Capítulo é a instância máxima da Congregação: o Conselho Geral e os diversos missionários em outras áreas de missão devem pautar seu trabalho pelo plano traçado durante o Capítulo. É em nome do grupo que agem. Nesse processo, o XV Capítulo foi acompanhado pelo missionário redentorista Pe. Dalton, CSsR.
Finalmente, o momento mais esperado não só pelos capitulares mas por todos os outros membros da Congregação e por todo o povo: a eleição do novo Superior Geral e de seu Conselho. É o superior quem tem a função de animar os religiosos para que sejam sempre fiéis à Vida Religiosa, além de governar juridicamente a Congregação.
Para o próximo mandato, o Governo Geral fica assim constituído:
Superior Geral: Revmo. Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN.
1º Conselheiro: Revmo. Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN.
2º Conselheiro: Revmo. Pe. Heleno Raimundo da Silva, SDN.
3º Conselheiro: Revmo. Pe. Luís Carlos Ramos, SDN.
4º Conselheiro: Revmo. Pe. Márcio Antônio Pacheco, SDN.
É um conselho de missionários jovens, prontos para acompanharem os novos tempos do desenvolvimento da Igreja e da atual sociedade em que vivemos. A missão que a eles foi confiada não é fácil, mas extremamente necessária. Viverão doravante mais ainda sob o lema que o Pe. Júlio Maria De Lombaerde quis para os seus filhos espirituais: “Amor e Sacrifício”.
Para conferir como foi o dia-a-dia do Capítulo Geral, basta conferir o portal da Congregação:
O atual Superior Geral, Pe. Geraldo Magela de Lima Mayrink, SDN, juntamente com os demais membros de seu Conselho, permanecem em suas funções até o dia 14 de janeiro de 2014, data da posse nos eleitos. Esses dois próximos meses são especialmente pensados para que as futuras transferências aconteçam com bastante tranquilidade e naturalidade, tanto para os religiosos quanto para as obras nas quais trabalham.
Por tudo isso, louvados sejam Jesus e Maria. Que o Pe. Júlio Maria interceda pela sua Congregação, que ele tanto amou. E que nos ajude a encarnar em nossas vidas a espiritualidade sacramentina que ele experimentou e nos comunicou.
Primeira Missa do Governo Geral eleito, na Matriz do Senhor Bom Jesus de Manhumirim-MG |
Nenhum comentário:
Postar um comentário