terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A autoridade suprema de Pedro

Pe. Júlio Maria De Lombaerde

Pedro é sempre nomeado e é em toda parte o primeiro. Tudo no Evangelho indica a sua primazia, até nas suas próprias fraquezas; é esta a primazia que Deus tem em vista e quer destacar claramente, pois infalibilidade e primazia estão necessariamente unidas inseparavelmente na pessoa do chefe da Igreja, ao ponto que se a infalibilidade doutrinal é a consequencia necessária de sua primazia, esta própria primazia pode ser indicada como o princípio da infalibilidade.

O poder dado a diversas pessoas, inclui necessariamente uma restrição na própria partilha.

O poder dado a um só e acima de todos, sem excessão, comporta a plenitude.

Todos os Apóstolos receberam o mesmo poder, pessoalmente, mas não o receberam no mesmo grau, nem com a mesma extensão. Cabe a Pedro a primazia e o ofício de confirmar os seus irmãos.

Jesus Cristo começa pelo primeiro, e neste primeiro desenvolve tudo, para ensinar-nos que a autoridade em sua Igreja, primeiramente estabelecida na pessoa de um só, não se ramifica senão sob a condição de ficar ligada a este único tronco, e de manter com ele uma completa unidade.

E esta primazia não é simplesmente de precedência e de honra, mas sim de autoridade e jurisdição.

É a Pedro, e só a Pedro que Jesus Cristo promete as chaves do reino do Céu com o poder de atar e desatar, isto é, de governar a Igreja universal.

Deste modo, o Papa não está como os protestantes imaginam, perdido num longínquo inacessível, sentado num trono, onde recebe honras e manifestações de veneração: ele é o pastor, ele é o Pai de cada alma, de cada sacerdote, de cada Bispo.

Entre o Papa e cada cristão, ninguém pode interpor-se como obstáculo.

É certo que devido à extensão imensa da Igreja, o Papa não pode em geral, comunicar-se pessoalmente com cada um, porém ele tem o direito e o poder de fazê-lo.

Sem dúvida ainda, sua palavra passa geralmente pelo canal do Bispo, como a deste último passa pelo canal do sacerdote, para chegar aos fiéis; este canal porém é um meio, e nunca pode tornar-se um obstáculo. O Papa é o pai de todos, é o pastor supremo do rebanho inteiro.



Por ocasião da Festa da Cátedra de São Pedro, 22 de fevereiro.

Pro Catholica Societate

Nenhum comentário:

Postar um comentário