quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nomeado o Exmo. Sr. Bispo de Caratinga

O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 16, três novos bispos para o Brasil. Aceitando a renúncia de dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo da diocese de Caratinga (MG), em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade), Bento XVI nomeou para sucedê-lo dom Emanuel Messias, bispo de Guanhães (MG).

Dom Emanuel Messias

Dom Emanuel Messias
Natural de Salinas (MG), dom Emanuel Messias foi ordenado bispo em 4 de abril de 1998, em Governador Valadares (MG), onde trabalhou até ser nomeado bispo de Guanhães. Estudou Filosofia em Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Itália. Além disso, é especialista nas Sagradas Escrituras, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Como bispo, é responsável pela Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais.
Fonte: CNBB
Qual a importância dessa nomeação? Como Bispo de Caratinga, Dom Emanuel será o Ordinário das duas Congregações Sacramentinas - a dos missionários e a das irmãs. Será responsável, portanto, por zelar pelo andamento das Congregações, de autorizar mudanças nas Constituições (e já as pedidas pelo XIV Capítulo Geral, ocorrido em 2010), etc.

Mais do que isso: Dom Emanuel será responsável pela fase diocesana do processo de beatificação do Pe. Júlio Maria De Lombaerde, uma vez que a morte do Fundador aconteceu no território de Caratinga.

Desejamos a Dom Hélio (que tivemos a honra de conhecer em nosso ano como seu súdito em Manhumirim) um bom e merecido descanso, depois desses longos anos à frente do povo de Deus em Caratinga.

E a Dom Emanuel Messias, parabenizamos pela sua indicação à Cátedra de Caratinga. Que seja um pastor zeloso por aquelas almas. E que possa, o quanto antes, instaurar o tão desejado processo de beatificação, que já é querido pelas Congregações Julimarianas e pelo povo de Deus desde a morte do santo Fundador.

Dom Emanuel excercendo o ministério Episcopal

Pro Catholica Societate

Nenhum comentário:

Postar um comentário