sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora de Lourdes e a devoção mariana do PJM

Hoje, dia onze de fevereiro, a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. Um sítio especial sobre as aparições da Virgem Santíssima naquela cidade pode ser conferido aqui

"O Padre Júlio Maria, que era da progênie feliz dos santos, experimentou os efeitos salutares da devoção a Maria.
 Esta devoção nasceu com ele no berço, acariciou-lhe os olhinhos puros de criança nalguma estatueta ou quadro da Virgem, sorriu-lhe animadora no santuário de Nossa Senhora da África, e foi a chama ardente da pira de todos os holocaustos da Vida Religiosa, pobre, humilde, abnegada, no Seminário de Grave.
Deus sabia a que o destinava. No longo itinerário por que o conduzia marcava-lhe a alma com o caráter dos grandes destinos. Não era uma caminhada em vão. Era a viagem formadora dos grandes espíritos."
MIRANDA,sdn, Pe. Antônio Affonso de. Pe. Júlio Maria, sua vida e sua missão - Adap. Pe. J. Herval, sdn. Belo Horizonte: O Lutador, 1991, pag 52.

Tendo sido ordenado sacerdote na França, e lá desenvolvido o início de seu ministério sacerdotal, é mais que natural que o Pe. Júlio Maria tenha adquirido uma devoção toda especial à Virgem de Lourdes. Escreveu o santo fundador: 

"Desde os primeiros anos do meu sacerdócio, não me satisfiz com ser devoto de Maria Santíssima. Eu quis ser dela um amante apaixonado! Quis escrever sobre ela o que de melhor e mais elevado se pudesse escrever! Quis, enfim, torná-la amada pelos homens como nunca o fora dantes. Foi meu ideal, minha paixão durante as missões na França."
MIRANDA,sdn, Pe. Antônio Affonso de. Pe. Júlio Maria, sua vida e sua missão.Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1957, pag. 163.

É sabido também que Pe. Júlio Maria tinha sempre, no meio de sua mesa de estudos, uma imagem da Virgem Maria: 

"Neste momento, não sei bem porque, encontro-me assentado à minha mesa de trabalho, mesa de três pés, com um deles ameaçando cair e com o tampo ainda sem polimento por descuido do carpinteiro. É nessa poética escrivaninha, com uma estatueta da Virgem Maria ao centro, que venho, às vezes, chorar, rir ou sonhar. Nesta noite, faço um pouco de tudo isso."

De Lombaerde, Pe. Júlio Maria. Romance de um missionário no Amazonhas - Trad. Ivan F. Cavalieri. Belo Horizonte: O Lutador, 1991, pág. 23.

Contam os mais velhos da Congregação que essa estatueta, que o acompanhava desde a Europa, retratava a Virgem de Lourdes. A mesma que hoje está na Casa Geral da Congregação, o Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. A imagem encontra-se no quarto do Fundador, protegida por uma caixa de vidro, o que torna a foto pouco nítida, mas extremamente significativa:

A imagem de Nossa Senhora de Lourdes que pertenceu ao Pe. Júlio Maria.


"Toda a sua história ali se resume nesta única expressão, roubada às suas próprias palavras: Ele foi um apaixonado da Virgem!"
- Dom Miranda, sdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário