domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sonetos Eucarísticos do Fr. Solitário - Introdução

Frei Solitário foi religioso da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Seus escritos eram muito apreciados pelo Pe. Júlio Maria. “Grande devoto de Nossa Senhora e de Santa Terezinha, Frei Solitário era de uma fecundidade poética incrível. Seus trabalhos literários eram datilografados na pequena máquina Hermes com carbono azul. Profundo conhecedor do português, foi designado para lecionar essa matéria na Escola Normal Santa Terezinha em Manhumirim. […] Inesquecível foi o livro ‘Sonetos Eucarísticos’, publicada em ‘O Lutador’, em princípios de 1937, com ardoroso prefácio do Pe. Júlio”. [Dr. Ivan F. Cavalieri]
São esses belos poemas que a partir de agora transcreveremos no “Obras do Pe. Júlio”. Por hora, iniciamos com o referido prefácio do Pe. Júlio Maria:

Apresentação
O Frei Solitário é uma almas de poeta e um coração religioso.
O pseudônimo que encobre a sua personalidade, lhe vai admiravelmente bem. É um jovem religioso sacramentino, silencioso, calmo, meditativo, humilde, que só tem uma ambição neste mundo: Amara a Deus e fazer amá-lo.
É um poeta de largos recursos, de inspirações ardentes e de vôos azulados, que pode figurar ao lado dos nossos melhores poetas pátrios.
Escreveu várias obras que me entregou, como um filho entrega a seu pai, o produto de seu trabalho.
Com toda simplicidade, o autor pediu-me que adotasse este trabalho, como filho de seu coração e da sua alma e o fizesse batizar no prelo, servindo-lhe de padrinho.
Lendo estas poesias, achei que poderiam interessar e edificar, por isto resolvi edita-lãs em brochuras.
Aqui vai, pois, o primeiro afilhadinho. Que apresento ao público, todo sorridente ainda com a inocência de seu batismo, e estendendo os bracinhos para todos os que queiram acolhe-lo.
A todos ele murmurará uma palavra poética, santa e confortadora.
P. Júlio-Maria

[UPDADE] Segue a lista com os sonetos que já foram publicados aqui no blog:

Brado Heróico
O Divino Solitário
O ostensório de Jesus
Coração Eucarístico de Jesus

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Estou a procura do poema "Nossa Senhora e Judas" do Frei Solitário.
    Podes me ajudar?
    Agradecida.

    ResponderExcluir