[CN Notícias] A Igreja Católica na Bahia se prepara para a
cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, marcada para o dia 22 de maio, em
Salvador.
Nesta quinta-feira, 17, a comissão organizadora divulgou a programação para os dias de festividade e a Celebração no Parque de Exposições da capital baiana.
Irmã Dulce, o "Anjo Bom da Bahia" |
Entre as atrações para o dia da cerimônia de beatificação, está a exibição de um espetáculo que contará a trajetória de vida de Irmã Dulce, também chamada de "o Anjo Bom do Brasil". À frente da apresentação artística, que reunirá dança, música e teatro, estarão 700 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID localizado no município de Simões Filho.
Após a apresentação, terá início às 17h, a celebração canônica com uma Missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia será presidida pelo Cardeal Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI e o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Dom Angelo Amato.
O acesso à Solenidade será feita por ingressos que devem ser retirados, gratuitamente, nas paróquias, na sede das Obras Sociais e na Rádio Excelsior, em período a ser divulgado na mídia.
As caravanas do interior e outros estados devem entrar em contato com a central de atendimento, para devidas orientações. A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, através do telefone 0800-284-52-84 e do e-mail: cerimonial@irmadulce.org.br.
Infra-estrutura do evento
O Altar foi planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e pretende favorecer a visibilidade de todos os momentos da cerimônia. A estrutura conta com dois grandes pórticos que, vistos de cima, formam a figura de uma cruz, e terá uma arquibancada para um coral de 300 pessoas, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada.
O local, com capacidade prevista para 60 mil pessoas, terá vagas para ônibus, estacionamento pago para veículos de passeio, sanitários e estrutura de segurança.
Vigília e carreata
A programação festiva da beatificação terá início um dia antes do evento principal, com a realização, no sábado - 21 de maio, às 16h, de uma Missa no Santuário de Irmã Dulce – Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Largo de Roma. Após a Celebração, começará então uma vigília que se estenderá até a manhã do dia seguinte.
A agenda comemorativa continua ainda no dia 24, às 8h30, com uma Missa de agradecimento pela beatificação – também na Igreja da Imaculada –, seguida de uma carreata com a imagem da Bem-aventurada pelos principais locais onde ela atuou. Já no dia 26 de maio, às 9h, acontecerá uma nova celebração, desta vez no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho. A programação se encerra no dia 28 de maio, às 8h30, com uma Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma.
Programação
21 de maio - sábado
16h – Missa no Santuário de Irmã Dulce (Largo de Roma), seguida de vigília
22 de maio - domingo
Cerimônia de Beatificação de Irmã Dulce
Local: Parque de Exposições de Salvador
12h – Abertura dos portões
14h – Apresentação artística sobre a vida e obra de Irmã Dulce
17h – Missa de Beatificação
24 de maio - terça-feira
8h30 – Missa de agradecimento pela beatificação, no santuário de Irmã Dulce, seguida de carreata com a imagem da Bem-aventurada.
26 de maio - quinta-feira
9h – Missa no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões
Filho
28 de maio - sábado
28 de maio - sábado
8h30 – Missa de consagração e instalação do Santuário de Irmã Dulce
***
Palavras do Papa Bento XVI:
Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos Pastores e fiéis congregados em São Salvador da Bahia para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rasto de caridade ao serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a ver nela «a mãe dos desamparados». Idêntica celebração teve lugar ontem, em Lisboa, ficando inscrita no álbum dos Beatos a Irmã Maria Clara do Menino Jesus; ela fundou as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que ensinou «a alumiar e aquecer» a multidão de pobres e esquecidos da sociedade, vendo e acolhendo neles o próprio Deus. Enquanto confio à intercessão das novas Beatas os seus familiares e devotos, as suas filhas e irmãs espirituais e as comunidades eclesiais de Lisboa e São Salvador da Bahia, de coração concedo-lhes a Bênção Apostólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário