Pe. Júlio Maria De Lombaerde
II -
MARIA, BELA EM SUA CONCEIÇÃO
Maria é, pois, bela!... Bela com todas as belezas de Seu Filho, bela
pela plenitude de graça que Ela reside. De Fato, é a graça santificante que dá
à alma o seu valor real, sua graça, para agradar a Deus e ser por Ele amada; é
a veste nupcial que a torna digna de assentar-se ao banquete do Cordeiro, e sem
a qual não é permitido entrar na sala do festim.
Uma alma em estado de graça é tão bela, que é impossível a Deus não
amá-la; possui direitos tão ingentes, que é impossível a Deus não se dar todo a
ela.
Para compreender a beleza da alma de Maria, seria, pois, necessário
fazer-se uma idéia das graças que Lhe foram outorgadas, pois a beleza aumenta à
medida que aumenta a graça.
Ora, quem poderia imaginar as graças concedidas Àquela que era
"cheia de graça", e isto já desde a Sua Conceição imaculada, sem por
isso estar na incapacidade de aumentar, de acrescer ainda este tesouro, pois a
Virgem deve não somente ser cheia de graças, mas tê-las em superabundância,
para que possamos receber de Sua plenitude.
Vejamo-lA primeiramente em Sua Conceição imaculada. Como desde já esta
plenitude se irradia!...
Esta beleza da imaculada Conceição é tanta, que nem mesmo é necessário
começar a descrevê-la. Antes de elevarmos os olhos para este fascinante
esplendor, mais fácil seria inclinarmo-nos sobre o abismo de misérias, a que
nos relegou a queda original, e fazermos assim, por contraste, uma longínqua
idéia da alma virginal de Maria. Falemos apenas uma única palavra de nossas
chagas íntimas.
A primeira chaga é a perda de toda justiça: - da graça santificante,
virtudes infusas, equilíbrio das potências de nossa alma, subordinação do corpo
ao espírito, direito a uma proteção especial de Deus. Todos estes dons nos foram
retirados, e Maria, ao contrário, foi enriquecida de todos estes bens, desde ao
Seu primeiro instante.
"Cheia de graça", nEla circula a vida divina.
É uma beleza, uma riqueza, uma luz, uma força.
É a paz, a ordem, a harmonia.
A inteligência vê claramente, a vontade governa, e Deus vela sobre a
Sua obra com um cuidado invejoso.
Nós não somos apenas despojados, somos manchados.
Não somente somos deformados, somos positivamente culpados.
Carregamos o peso da inimizade divina.
E Maria é toda bela, toda pura, toda agradável.
Ela inflama de amor o Coração de Deus, e Ele não se sacia nunca de
contemplar a primeira e única criatura, sobre a qual Ele pode baixar os olhos
com complacência. E Ele também não contém a Sua alegria por encontrar, enfim,
sobre quem expandir a Sua ternura.
Chama-A Sua única, Sua amada, Sua pomba, Sua irmã, Sua esposa.
Maria é a "Bendita", a "Bem-aventurada", Aquela a
quem estão reservadas todas as honras possíveis e todas as beatitudes
imagináveis...
O batismo restitui-nos a graça, apaga a nossa culpa e remite a nossa
pena.
Como é bela a alma batizada!...
Ei-la: - é perfeita, radiante, estabelecida em sua integridade
esplêndida, à semelhança da alma de Maria!...
Teria a nossa pureza reconquistada o mesmo valor que a pureza original
de Maria?...Oh! não... E bem o sentimos nós desde o despertar de nossas
faculdades e desde o primeiro vôo que a nossa alma quer tomar. Ela foi
perdoada, reavivada, mas suas asas ficaram amortecidas e suas faculdades
feridas.
Um véu de ignorância se estende sobre o nosso espírito, um mundo de
malícia pesa sobre nossa vontade, um foco de concupiscência se aninha bem no
fundo de nosso coração e uma fraqueza mórbida anemiza todo o nosso ser.
E, mais ainda, este langor paralisa a vontade. Estas concupiscências
todas sobem como nevoeiros diante dos olhos já enfraquecidos da nossa
inteligência. Não possuímos mais a noção justa das coisas, deixamo-nos fascinar
pelos falsos bens, e somos curiosos, frívolos, perturbadores, inconstantes.
Talvez isto ainda não é mais que o defeito; brevemente, porém, será o
pecado.
Apenas criada, a alma inteiramente límpida da Virgem Imaculada,
vibrante de sentido, de força e de amor divino, conhece Seu bem supremo, voa
até Ele, prendendo-se-Lhe irrevogavelmente.
A candura da luz eterna se reflete neste espelho sem mácula. As
claridades de Deus são as Suas, e Sua é também a vontade de Deus.
Todas as Suas potências, todas as Suas tendências se dirigem para Ele.
Não experimenta, nem pode experimentar o atrativo, não digo de um mal qualquer,
mas nem do menor bem, nem doutro bem a não ser Ele.
Tão impossível Lhe é escolher a imperfeição, como é às almas
beatificadas dos eleitos cometer o pecado. Entretanto, Ela guarda ainda o
mérito da liberdade. Nela tudo é impulso irresistível para Deus, mas é um
impulso querido, refletido, meritório!...
E tamanha perfeição e pureza, que fizeram de Maria, desde o primeiro
instante de Sua Conceição, a Rainha de todas as santidades angélicas e humanas,
nEla não é mais que um ponto de partida, um germe, um começo.
Ela irá crescendo de beleza em beleza, de virtude em virtude, até à
hora em que Sua alma, envolta num suspiro de amor, alcançar a mais alta
perfeição que possa realizar uma simples criatura.
A faísca que se propaga na floresta, torna-se um oceano de chamas; a
imaculada Conceição, irradiando sobre a vida de Maria, lança sobre Ela um
resplendor diante do qual empalidecem todas as purezas criadas.
Oh! devem cantar as glórias e as belezas da Virgem sem mácula os
anjos, únicas testemunhas deste inefável mistério!...
Se os ouvidos do homem estivessem tão atentos e lhe tivesse Deus
concedido ouvir seus cânticos e suas aclamações, teriam experimentado alguns
destes acentos que mais tarde deveriam ouvir os santos e os doutores, teriam
recolhido em seu espírito e em seu coração graciosas imagens.
Ouçamos um pouco os ecos chegados até nós:
Uns diziam: "O doce Sol de misericórdia não poderia tardar a
aparecer. Eis a Sua obra, dEle recebendo os Seus raios, projetando-os ao céu e
sobre a terra, e expelindo as sombras da noite". - Maria aurora
praenuntia Dei. (S. Bern.)
Continuaram outros: "Salve, ó belo arco-íris, Vós és para a
terra o sorriso de um Deus prestes a apaziguar-Se; anuncias o fim dos trovões,
das tempestades e das ameaças". - Maria iris mystica. (Alegrin
d'Abbville)
E outros, enfim: "Corre, ó graciosa nave! Por Vós o Verbo
divino sulcará as ondas do mar lodoso do mundo, estenderá a mão aos infelizes
que naufragaram, e reconduzi-los-á todos ao porto". - Maria navicula
Domini.(Adam des Iles)
Santo Ildelfonso chama-A: "Terra nova, novo Éden, plantado
pela mão de Deus, no qual Deus tornará a conversar com o homem. Campo florido,
odorífero, fecundo, no qual germinará uma flor da eternidade." -Maria
campus floris aeterni. (S.Ildefonso)
E ainda Hugo de S. Vítor: "Raiz viva! Floresta verdejante!
Haste cheia de nobreza! e gloriosa, cuja flor será Deus". - Maria radiz
vitae florens; Virga, cujus flos Christus. (Hugo de São Vítor)
Santo Antoninho pôde escrever: "Até então se haviam as vozes
da humanidade perdido nos ecos do mundo. Nenhuma tivera o poder de penetrar as
nuvens. Eis a grande, a poderosa voz, cujos sons chegaram ao céu". - Maria
vox clamantis in caelum. (S. Antonino)
E um outro panegirista de Maria assim se expressa:
"Sua perfeição, diz ele, força atrativa e irresistível
triunfará de qualquer obstáculo. Como um magnete precioso, Ela atingirá até ao
Verbo divino em Sua eternidade, e atraí-lO-á para o tempo". - Maria magnes
spiritualis. (Adam de Perseigne)
"Eleva-te, exclama Santo Anselmo, ó maravilhosa escada,
que deve unir o céu e a terra, escada sagrada, pela qual, enfim, Deus descerá
até ao homem, e o homem subirá até Deus". - Maria scala, Dei descendetis
et homini ascendentis. (Sto. Anselmo de Luca).
E Ricardo de São Vítor:
"Eis preparada a morada hospitaleira do Verbo eterno feito
peregrino no tempo. Eis o leito de honra, sobre o qual repousará a Sua adorável
humanidade, o trono vivo sobre o qual Se assentará para inaugurar o Seu reino,
o altar sagrado sobre o qual começará a Sua vida e o Seu holocausto". -
Maria diversorium Dei peregrinantis (Ricardo de São Vítor).Maria
thalamus humanitatis Christi (São Cripiano). Maria altare terrenum (Pedro
de Celles).
Aclamando-A, diz o grande bispo de Hipona: "Primeiro e magnífico
esboço do Cristo Redentor! Em Sua alma e em Seu corpo, em Suas aspirações e em
Suas virtudes, Ela é como que um Jesus começado. Ela é o molde admirável, em
que serão fundidas, indissoluvelmente unidas, reduzidas à unidade de uma só
pessoa, a humanidade e a divindade do Verbo". - Maria forma Dei. (S.
Agost. Sermão da Assunção)
Enfim, outros exclamam: "Em Maria imaculda reconheçamos o
penhor das antigas promessas, o sinal da alegria univerdal, o grande aleluia
dos corações fiéis". - Maria pignus promissionis (Absalon de Trèves).
Maria Alleluia fidelium (Sto. Anselmo de Cantuária)
Eis o que teria percebido o ouvido atento. Mas não há apenas hinos de
alegria para a terra; há sobretudo um tesouro!... Ter uma Virgem imaculada nas
fileiras da família humana, este pensamento não excita somente a admiração, mas
ainda um outro sentimento, que é a consolação.
Se Maria é toda bela e imaculada, não é apenas uma honra, que redunda
sobre nós, mas é um tesouro em que nos podemos saciar.
Ela é o nosso tesouro de pureza, com a missão de enriquecer-nos.
Não é isto consolador?...
O nosso canto é o "Miserere"; o Seu é o
"Magnificat"!!!
Cada túmulo diz à podridão e ao vermes: "Vós sois minha mãe,
sois minha irmã" (Jó 17).
O túmulo da Virgem dirá às estrelas: "Deixai passar a minha
pomba".
A Sua imaculada Conceição prepara a Sua assunção. E do alto do céu,
compadecer-se-á Ela de nossas misérias e de nossos túmulos.
Oh! como este dogma da Conceição Imaculada inunda de indizíveis
consolações a alma do crente!...
O pobre pecador pode dizer de si para si: Sou infeliz, iníquo, coberto
de manchas, mas há ao menos em minha família uma criatura bela, que é a mesma
pureza, e não só a pureza, mas até a caridade...
Uma dobra de Seu manto cobrirá a minha miséria diante do justo
Juíz!...
Deste modo a prerrogativa da imaculada Conceição torna-se um como bem
de família e um tesouro em que nos podemos enriquecer. É o que fazia dizer a S.
Hugo Magno: "Ó Maria, eu vos comparo a uma gota de orvalho que bastaria
para purificar o mundo".
Porque Amo Maria? Ed. Paulinas, 1960 - págs 341-346.
Como as palavras têm poder! Estas me deixaram embevecidas com a candura de Maria. Tão merecidas quanto as palavras de algum poeta:
ResponderExcluir"Deus juntou todas as águas e chamou mar; Deus juntou todas as graças e chamou Maria."