segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maria na Igreja

Pe. Júlio Maria De Lombaerde, sdn


[...] A Virgem Maria é o mais profundo reflexo da doutrina da Igreja, porque nos mostra perfeitamente Jesus Cristo, fundador da mesma. 

Maria Santíssima, Mãe da Igreja

Ao primeiro encontro do céu e da terra, a Verdade divina apresenta-se no mais amplo desenvolvimento, contendo em si mesma todo cristianismo e pela sua união a Maria, por efeito de reciprocidade, todo o cristianismo está repleto da Virgem-Mãe. 

Do mesmo modo que, para se ter uma idéia completa dos diferentes efeitos da luz sobre a natureza, é preciso estudá-la sob a influência do sol, ou sob a influência da lua que é o seu mais poderoso refletor, assim também, para ter a fisionomia integral e completa da religião cristã é preciso contemplá-la, não só na irradiação de Jesus Cristo, sol de verdade, mas ainda no místico luar da Virgem Imaculada, que a Escritura chama “bela como a lua”.

Deste modo é pelo conhecimento do culto de Maria que podemos estudar e contemplar tudo que há de interior e profundo na Igreja, da qual é boa e caridosa Mãe. Como contraprova, não se conhece perfeitamente Maria e não podemos honrá-la dignamente, senão entrando no espírito desta mesma Igreja, a quem foi confiado o místico santuário de seu amor.

Fonte: Por que amo Maria, pp. 56-57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário