terça-feira, 24 de maio de 2011

Posse de Dom Emanuel Messias como novo Bispo de Caratinga

A Igreja particular de Caratinga-MG, celebrou com festa a posse de seu novo Bispo, Dom Emanuel Messias de Oliveira. O obraspejulio noticiou a nomeação de Dom Emanuel como Bispo de Caratinga, bem como sua primeira saudação ao povo. À época, relembrávamos aos leitores a importância desse acontecimento eclesial: Dom Emanuel é, a partir de agora, Ordinário da diocese sede da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e, portanto, é guardião do processo de beatificação do Revmo. Pe. Júlio Maria.

As cerimônias se deram no dia 20 de maio, na cidade-sede da Diocese. Fizeram-se presentes numeroso bispos, padres, religiosos e religiosas, seminaristas, autoridades civis e militares, bem como mais de seis mil fiéis da Diocese.


Cerimônia de Posse Canônica

Leitura e apresentação da Bula Papal
Caratinga recebeu comitivas de 53 municípios. Três pontos de ônibus para desembarque dos visitantes foram estabelecidos próximos ao viaduto sobre a Avenida Catarina Cimini, à estátua do Menino Maluquinho e no encontro da Avenida Tancredo Neves com a Rua Dona Julica.

Por volta das 17h, a catedral São João Batista, imediações do palácio episcopal e Praça Cesário Alvim já reuniam muitos fiéis, ansiosos para o início da cerimônia de posse de dom Emanuel. Como as igrejas da Catedral e do Santuário não comportavam o elevado número de pessoas foram instalados telões nas áreas externas para que todos pudessem acompanhar a cerimônia de posse e a primeira missa celebrada pelo novo bispo. Várias faixas de boas vindas a dom Emanuel foram colocadas nas igrejas, feitas por paróquias de Caratinga e de outras cidades da diocese.

Antes de seguir para a Catedral, dom Emanuel relatou que “os fiéis podem esperar um bispo amigo, de diálogo, do povo, da acolhida e que neste momento abraça Caratinga”.

Às 18h os sinos badalaram com alegria e intensidade, saudando a comitiva de autoridades religiosas que caminhava em direção a Catedral. Por volta das 18h30 os sinos pararam de tocar, marcando a chegada de dom Emanuel à Catedral São João Batista, acompanhado de padres, bispos e arcebispos. Padres e fiéis entraram primeiro, vindo em seguida os prelados, incluindo dom Geraldo Lyrio, arcebispo de Mariana, e padre David José Gonçalves, pároco da Catedral. Os religiosos foram recebidos com calorosos aplausos e euforia de fiéis.

Cerimônia do beijo do anel episcopal
A cerimônia de posse foi aberta por dom Geraldo Lyrio, arcebispo de Mariana, que lembrou a criação da diocese de Caratinga, em 15 de dezembro de 1915, e destacou o trabalho abençoado de seus bons pastores. Dirigindo-se a dom Hélio, ressaltou que “com admirável zelo pastoral, assumiu a diocese de Caratinga e agora tem sua missão cumprida”.

O arcebispo fez um breve histórico de dom Emanuel, ressaltando seus trabalhos e características que o qualificam para assumir a diocese, pedindo intercessão divina ao religioso. “Guardai no coração a querida lembrança de dom Hélio e recebei dom Emanuel como novo pastor”, disse aos presentes.

Dom Emanuel apresentou aos membros do conselho dos consultores as Letras Apostólicas, uma espécie de carta escrita pelo papa Bento XVI, em latim, que o nomeia como sexto bispo de Caratinga; o documento papal foi lido em português, a partir de tradução feita por monsenhor Raul Motta. Logo após foi assinada a ata de posse.

A cerimônia encerrou-se às 19h na Catedral e todos seguiram em procissão para o Santuário de Adoração, onde dom Emanuel presidiu sua primeira missa como bispo diocesano de Caratinga.

Primeira missa celebrada por Dom Emanuel

Sacerdotes presentes à primeira Missa Estacional
No Santuário dom Emanuel celebrou sua primeira missa como bispo da diocese de Caratinga. Em sua chegada, foi aplaudido pela multidão. Em sua homilia, ressaltou os trabalhos dos seus antecessores, dom Carloto, dom Lara, dom Cavati, dom Corrêa e dom Hélio, que para ele mostra o desafio de assumir a diocese onde passaram homens tão sábios e dinâmicos.

Seguiu-se o ritual católico e se aproximando do encerramento, padre José Raul, em nome de todos os padres, deixou uma mensagem aos presentes. “Neste momento queremos render graças a Deus, porque nossa diocese construiu um histórico ao longo do tempo e porque dom Emanuel chegou e com certeza dará continuidade ao trabalho que eles fizeram”.

Dom Hélio e Dom Emanuel
Irmã Maria de Lourdes, em nome dos religiosos, deixou uma mensagem para dom Emanuel e dom Hélio. “Dom Emanuel, coube a nós dirigirmos a ti para saudá-lo com alegria, recebemos calorosamente o sucessor de dom Hélio que tanto fez por nós. Para dom Hélio, dizemos gratidão e não nos despedimos nos alegramos e registramos esta data”.

Representando os leigos, o professor José Aylton, relatou que “o rebanho dos católicos está repleto de esperança e como parte dos 560 mil católicos existentes na diocese, reafirmando o compromisso da fidelidade e de trabalho ao lado de Dom Emanuel”.

A missa encerrou-se às 21h50 e os bispos, padres, seminaristas e demais religiosos seguiram para um jantar no Santuário Velho, em clima de grande celebração e confraternização. Para os fieis, o DIÁRIO DE CARATINGA, festeiro naquela noite, preparou uma grande festa nas barraquinhas instaladas na parte externa do Santuário, com saborosas comidas e bingos. (fonte: Diocese de Caratinga)

Primeira Missa Estacional:
Incensação das oblatas

Primeira Missa Estacional:
Bênção solene


À todo o povo de Deus da Igreja particular de CaratingaCaratinga.

Tudo pra a maior glória de Deus e da Virgem do Santíssimo Sacramento!

Pro Catholica Societate


Nenhum comentário:

Postar um comentário