sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Realizou-se o I Diretório do Apostolado Sociedade Católica

Do dia 7 de setembro ao dia 7 de outubro p.p., o Apostolado Sociedade Católica realizou seu I Diretório Geral. O Diretório é o órgão colegial máximo do Apostolado, e foi convocado para podermos refletir melhor sobre a sua estrutura e suas formas de ação, em estrita fidelidade à Igreja de Nosso Senhor e à Missão do Apostolado, preciosa para o mundo moderno.

Com o passar dos anos, e com as movimentações de pessoas pelo Apostolado, preciosas contribuições foram ofertadas à organização deste, tanto na forma de regras a serem seguidas quanto por ações a serem executadas. Merecem menção a Regra vigente atualmente, com seus preceitos de fidelidade e obediência, e com os primeiros artigos sobre a constituição governamental do Apostolado, bem como o nosso I Concurso de Artigos, realizado em setembro e outubro de 2008, e as campanhas contra o Comunismo e o Aborto, e a favor da família e do Matrimônio.

A Direção do Apostolado julgou que fosse a hora oportuna de, rememorando toda a caminhada do Apostolado até agora, e em harmonia com a sua inspiração inicial, sob a proteção e assistência do Espírito Santo e a sempre favorável intercessão da Virgem Maria e de Santo Tomás de Aquino, padroeiro do Apostolado, nos unirmos para “pensarmos e agirmos para o desenvolvimento da forma e organização deste Apostolado, sem desviar de seus fundamentos e princípios, tomando em si a Missão de fortalecer a identidade Católica dos fiéis” [PASSOS, João Batista. Carta de Convocação do I Diretório do Apostolado Sociedade Católica].

Foram dias de intenso trabalho e de uma participação muito frutuosa de todos os membros, que se envolveram plenamente, segundo suas próprias possibilidades, para o bom êxito do nosso Diretório. A dinâmica dos trabalhos foi simples, mas bastante eficaz e favorecedora da participação de todos. Reunindo-nos, ainda que virtualmente, pudemos ter a liberdade de estruturar e apresentar propostas para a ação do Apostolado. Cada um pode comentar as propostas apresentadas, de modo a desenvolver e aperfeiçoar o texto delas. Pudemos contar ainda com a presença certa e motivadora do Diretor Geral, sempre atento aos pontos essenciais das propostas. Os trabalhos foram coordenados mais diretamente pelo Diretor-adjunto do Apostolado, João Batista Passos.

Ao todo, foram apresentadas 11 propostas diretas, sobre os mais variados temas. Tivemos ainda 5 propostas intimamente ligadas à constituição de uma das principais, que pela complexidade de multiplicidade de pontos mereceram ser apreciadas separadamente. As propostas, feitas com cuidado e atenção, receberam numerosos comentários e foram elaboradas em vistas da redação dos Documentos Oficiais que, após publicados, constituirão fator fortemente agregador e direcionador da ação do Apostolado e de seus membros.

Além das propostas, foram apresentadas proposições de atividades a serem realizadas pelo Apostolado em um tempo determinado, num curto prazo. As atividades poderão ser facilmente acompanhadas, e serão apresentadas no sítio oficial.

No dia 7 de outubro, em que fizemos memória de Nossa Senhora do Rosário e da vitória da esquadra cristã na batalha de Lepanto, encerraram-se os trabalhos do I Diretório. O desejo geral é de que “este período possa ter sido proveitoso, não somente no que diz respeito ao Apostolado e sua estruturação, mas também a todos os que aqui participaram e puderam refletir a relação pessoal e particular que cada um possui com este Apostolado” [PASSOS, João Batista. Carta de encerramento do I Diretório].

Temos agora um bom volume de material, provindo das propostas, a ser trabalhado. Todo ele foi editado e enviado ao Diretor Geral para que, no uso de suas atribuições, possa aprová-lo e assim dar início ao processo de redação dos Documentos do Apostolado, bem como autorização das atividades a serem desempenhadas.

Considerando o conjunto de informações vistas aqui, tomamos conta de que o Apostolado é um projeto imenso, talvez, grandioso demais ao nos depararmos com sua Missão e responsabilidade diante de Deus, da Igreja e com os muitos que de alguma forma utilizam este Apostolado para estarem unidos e sentirem-se unidos com os ensinamentos e Fé da Igreja Católica.

Surgem as dificuldades, desânimos que muitas vezes sentimos, falta o tempo tão valioso para as ações de um Apostolado, mas tudo ao seu tempo, tudo ao tempo de Deus” [PASSOS, João Batista. Carta de encerramento do I Diretório].

Esperamos que, no espaço de tempo mais breve possível para a realização das próximas tarefas, possamos apresentar aos fiéis católicos os resultados desse nosso I Diretório. Temos fé que, pela ação inefável do Espírito Santo, esse Apostolado (mais ainda agora com o influxo positivo do Diretório) dará bons e abundantes frutos para a Santa Igreja. Com a graça de Deus, poderemos um dia exprimir o nosso “Consumatum est!”, nosso “missão cumprida”, em que triunfará na sociedade os valores do Evangelho de Cristo. Por hora, nessa grande Terra, em missão, reforçamos nosso brado, nosso lema, que é nossa razão de ser: PRO CATHOLICA SOCIETATE!

Um comentário:

  1. Deus seja louvado por nossos trabalhos! Agora é aguardar o momento da aprovação e praticar.

    Em Nosso Senhor e Na Madre Igreja,

    Fernando
    Pro Catholica Societate

    ResponderExcluir