Centenário da Chegada ao Brasil


Links sobre o Ano Centenário da Chegada do PJM ao Brasil:


__________________________________________________________


“Ele, ao Brasil chegando, esperança nos traz”...
Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN


"Brasil, terra de missão. Muitos missionários aqui chegaram e se entregaram à causa da evangelização e da edificação da Igreja. Você já parou para pensar quem foram os protagonistas da evangelização em nossa pátria e em nosso continente? Quantos missionários estrangeiros deram sua vida por causa da missão em nosso país? E, hoje, recebemos ou enviamos missionários pelo mundo afora?

O Brasil é um grande devedor, quando o assunto é envio missionário. Ainda não tivemos a coragem suficiente para dar ao mundo um pouco de nossa pobreza missionária. Somos uma Igreja grande em número e em estruturas, mas pequena em atitudes missionárias. Não nos faltam apelos e convites para avançar no anúncio do Evangelho por diferentes meios. Então, por que nossos passos são tímidos diante da missão?

No passado, a Igreja europeia ofereceu missionários para o mundo inteiro. Às vezes, representada por grandes congregações missionárias, mas também por pequenos grupos de Vida Religiosa que simplesmente partiram para a missão em terras desconhecidas.

No fim do século XIX e início do século XX, o Brasil recebeu diversas congregações missionárias. Em 1910, chegou a nossa terra a Congregação dos Missionários da Sagrada Família. O primeiro grupo que aqui chegou não teve grande sucesso: uns ficaram doentes, outros tiveram de voltar para sua pátria. Mesmo assim, essa heroica congregação enviou para o Brasil uma segunda turma.

No dia 15 de outubro de 1912, festa de Santa Teresa, no porto de Recife, PE, desembarcou o segundo grupo de Missionários da Sagrada Família. Entre os missionários enviados se destaca o Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Esse nome é conhecido por todos nós. Esse Pe. Julio Maria não é o fundador da Família Julimariana?

Esta família se forma a partir das seguintes fundações: a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria [1916], dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora [1928] e das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora [1929]? Não é ele o fundador da Editora e do Jornal “O Lutador”? Não foi o escritor católico mais lido no Brasil na década de 40? Não é o sacerdote, o missionário, o catequista e o mistagogo de Macapá, AP, do São Pedro do Alecrim, RN, e de Manhumirim, MG?

É ele mesmo! Foram 32 anos de apostolado nesta Terra de Santa Cruz. Vida doada, ao modo do Apóstolo Paulo, que se fez tudo para todos, a fim de ganhar o maior número para Cristo (cf. 1Cor 9,22). Ele foi o bom soldado de Cristo (2Tm 2,3). Devido a sua importância para a Igreja do Brasil e para as suas congregações, queremos celebrar os cem anos de sua chegada à nossa pátria. Para esse empreendimento, a Família Julimariana instituiu o Ano Centenário da chegada do Pe. Júlio Maria ao Brasil, que terá início no próximo dia 15 de outubro de 2011 e seu término no dia 27 de fevereiro de 2013. É o centenário de sua chegada a Macapá, AP.

Eis o tema escolhido para o Ano Centenário:
1912 – Pe. Júlio Maria De Lombaerde - “sai da tua terra e vai...” (Gn 12,1.)
2012 – Família Julimariana: crer, ousar e partir...

No tema escolhido, temos três atitudes evangélicas que precisamos encarnar em nossa Vida Religiosa, já que vivemos em um momento de crise, desânimo e desolação. O primeiro é fazer o movimento de olhar para o passado com gratidão; o segundo é viver o presente com esperança; e o terceiro é construir o futuro com aquela força, paixão, entusiasmo, determinação e fidelidade que tinha o Pe. Júlio Maria na sua vida de discípulo de Jesus Cristo.

Nosso objetivo: “Celebrar o Centenário da chegada do Pe. Júlio Maria De Lombaerde ao Brasil, reavivando na Família Julimariana o espírito missionário-eucarístico-mariano do Fundador, assumindo com ousadia a missão, como discípulos e discípulas de Jesus Cristo”. Certamente este Ano será um momento revitalizante para a Família Julimariana. Que Deus nos dê a graça de bem viver este kairós em nossas Congregações."

_______________________________________________________________