No dia de hoje, já há 132 anos, era batizado sub conditione, na bela igreja de Beveren-Leie, o pequeno Júlio Emílio Alberto De Lombaerde.
Grande dia não só para aqueles orgulhosos pais, mas sobretudo para a Igreja de Cristo, que ganhava um cidadão à sua altura. De fato, o mais tarde Pe. Júlio Maria foi um cidadão do céu, um homem a honrar seu batismo até o dia de sua morte, e (mais ainda!) soube ensinar a uma verdadeira legião a honrar seus próprios batismos.
Conta a história que Pe. Júlio não gostava de comemorar seu aniversário natalício – 7 de janeiro – mas festejava com alegria seu aniversário de batismo. Que beleza!
Quantos dos católicos de hoje sabem a data do seu batismo? Todos nós temos em mente a grandiosidade que se opera em nossas almas por meio deste sacramento? Celebrar o Batismo do Pe. Júlio Maria é mais que uma ocasião para festejar, mas é verdadeiramente uma ocasião de refletir se de fato temos cumprido as promessas do nosso batismo.
Eis a transcrição da certidão de batismo do santo fundador:
DE LOMBAERDE, JULIUS – Anno Domini 1878, die 8º Januarii, baptizavi, sub conditione, Julium Aemilium Albertum De Lombaerde, filium legitimum Josephi, ex Waereghem, aetatis 41 annor., et Sidonia Steelandt, ex Waereghem, aetatis 30 annor., conjugum in hac habitantium, domi baptizatum, ob imminens vitae periculum, ab Adelaide De Poorter, obstetrice, ex hac, aetatis ... annor., natum herie hora 2da. pomeridiana. – Susceperunt Henricus Van Eckhout et Sophia Steelandt.
Dês. Du Well. Vic.
(Extraída de BOTELHO, Pe. Demerval Alves, sdn. Paralipômenos Sacramentinos. Ed. O Lutador, 1996 – Pág. 13.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário