segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Galeria: Memorial do Pe. Júlio Maria na casa das Irmãs Cordimarianas

Imagens do Memorial em honra do Revmo. Pe. Júlio Maria De Lombaerde, numa das casas das irmãs Cordimarianas. A Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria [FCIM] foi a primeira fundada pelo Pe. Júlio Maria. Atualmente, a Casa Geral das irmãs encontra-se em Caucaia-CE.


Quando nasceu o Memorial Cordimariano?

Na Exumação dos ossos do Pe. Júlio Maria, em 1974, um grupo de Irmãs Cordimarianas participou do ato, em Manhumirim. Tudo foi muito comovente: as três Congregações se reuniram pela primeira vez em torno de um evento de seu Fundador. Era o início uma história...Começou a surgir entre as Cordimarianas, o desejo de ir ao passado transformá-lo em presente, isto é, trazer o Júlio Maria para o hoje da história.

A Renovação Conciliar exige de todas as Congregações uma volta às fontes, uma consciência mais clara e convicta do Carisma Fundacional. Isto impulsiona a Congregação para um estudo mais profundo da pessoa do Fundador: Pe Júlio Maria e de sua espiritualidade.Em 1975, Ano do Vlll Capítulo, Irmã do Divino convoca a Irmã Crismanda para apresentar numa das primeiras sessões do Capítulo o tema: Pe. Júlio Maria De Lombaerde - O Fundador. O Religioso Missionário no Brasil.

O tema é apresentado e a partir dele, em estudos de grupo, Capitulares discutem:

Como resgatar o Pe. Julio Maria entre nós? O que poderemos fazer no ano Centenário 1977-1978 para celebrar o Nascimento do Fundador?

A partir daí, começa um novo tempo Cordimariano O TEMPO JULIMARIANO!!! Tempo de estudos, de pesquisas, de descobrir o Pai, tempo de organizar o "Cantinho do Fundador", tempo de entrevistas com a Madre, publicação de livros, apostilas, etc. Em nível Nacional a CRB convocava as Religiosas para o CETESPE (Centro de Espiritualidade de Atualização da Vida Religiosa). Algumas Irmãs participam de cursos do CETESP, entre elas Irmã Isabel Barreto, que retorna assumindo o desafio de organizar o Memorial Histórico do Fundador num processo de "volta as fontes". No dia 05.07.1978 - Ano Centenário, é inaugurada a Sala Histórica numa celebração que reúne, pela segunda vez, a Família Julimariana. O desejo do Fundador se concretizava:

"Espero, embora separados, formarmos todos uma mesma Família no mesmo Pai e no mesmo espírito".
Pe. Júlio Maria numa carta para a Madre Maria de Jesus.
01.05.1931










Fonte: Site das Irmãs Cordimarianas

2 comentários:

  1. eu gostaria de conhecer a historia da congregação cordimariana e fotos e obras do padre julio maria de lombaerde e conhecer a historias destas madres no quadro,a madre maria de jesus,e sobretudo eu gostaria de conhecer como deu se o inicio da congregação cordimariana no brasil e aqui no estado do ceará.
    eu gostaria de que estas fotos fossem enviadas por email e quero conhecer os livros e demais pertences referentes ao padre julio maria.
    Aguardo Resposta

    ResponderExcluir
  2. Davi, para mais informações, fatos e fotos, sugiro que o senhor acesse os sites da congregações: [http://www.cordimarianas.com.br/] [http://www.sacramentinos.org.br/sdn/]

    Ali estão fontes importantes. Dê uma olhadinha em noso blog também, muito do que temos está publicado aqui.

    ResponderExcluir