domingo, 20 de setembro de 2009

Apreciação dos escritos do Pe. Júlio

A revista Lar Católico, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, a propósito do livro Polêmicas de Doutrina, de Ciência e de Bom Senso (1933), dedicou-lhe a seguinte apreciação:

O Rvmo. Pe. Julio Maria tem uma pena terrível – digam-no os protestantes, espíritas e outros adversários da religião católica. Metam-se com ele, para verem o que fica de suas doutrinas. Este livro, mais um primor do trabalho apologético do apostolo lutador de Manhumirim, deveria ter a mais ampla divulgação entre as famílias católicas. Quem é hoje o católico que não ouça constantemente as invectivas de um protestantismo rancoroso e arrogante, do espiritismo ímpio e desrespeitador, sem saber ás vezes achar a resposta pronta e acertada? Nesta polemica encontra tudo do que precisa para se orientar no labirinto das objeções contra a Igreja Católica. O Pe. Julio Maria não usa de luvas de pelica. Sua argumentação é forte, radical, decisiva, sem cerimônia, sem dó nem misericórdia. É delicioso ler qualquer uma de suas Polemicas”



SIMÕES, Daniel Soares. O Rebanho de Pedro e os Filhos de Lutero: O Pe. Júlio Maria De Lombaerde e a Polêmica Antiprotestante no Brasil (1928-1944). Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 2008.

A grafia das palavras foi atualizada segundo a norma atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário