quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Carta de Dom Carloto ao Padre Júlio por ocasião da primeira edição de O Lutador



Na primeira edição do semanário católico O Lutador, editado pelo Pe. Júlio e pelos missionários sacramentinos, foi publicada a carta de aprovação e bênção do Bispo à nova empresa:




Manhuaçu, 10 de novembro de 1928

Revmo. Padre Júlio Maria

De coração abençoamos o jornal “O Lutador” que acaba de fundar, pedindo a Deus que ele seja sempre entre suas ....mãos de Apóstolo um paladino intemerato na defesa dos interesses de Jesus Cristo e de sua Igreja.

O novo Lutador será um instrumento eficaz nas mãos deste outro Lutador, o o é V. Revma., para combater o erro, espalhar a luz da verdade e fazer o bem à nossa população, de tanta boa vontade e de tão nobres sentimentos.

Meus parabéns a V. Revma., à católica população de Manhumirim e de um modo especial à bela e simpática Liga Católica dos homens.

Abençoamos o Lutador e estendemos essa bênção à primeira Liga dos Homens, fundada em nossa diocese de Caratinga, com a firme esperança de que o brioso exemplo dos homens de Manhumirim há de excitar muitos imitadores em todas as cidades e igrejas desta nossa Diocese.

Sou de V. Revma. o humilde servo em N. S. Jesus Cristo.

+ Carloto

Bispo de Caratingaque acaba de fundar, pedindo a Deus que ele seja sempre entre suas m


Fonte: Semanário Católico “O Lutador”, n° 1. 25 de novembro de 1928.

2 comentários:

  1. Nossa, que relíquia!
    Adorei o vocabulário!
    Também, quase um século!

    ResponderExcluir
  2. Caro Frt. Matheus Garbazza,
    Tomei a liberdade de tomar emprestado a imagem da primeira edição de O Lutador e postei-a no blog - Ladainha de Nossa Senhora Comentada - que estou escrevendo. Espero que não seja inconveniente. Saudações,
    Cláudio Rangel

    ResponderExcluir