quarta-feira, 11 de maio de 2011

Levar em si Maria


Dando continuidade ao tríduo a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, neste segundo dia publicamos mais um belo texto do Fundador. É mais uma gota de sua espiritualidade eucarístico-mariana.

***


Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento


Era ainda muito cedo. Abrindo um livro piedoso, que uma pessoa distraída –talvez voluntariamente – deixara na sala de visitas, encontrei estas linhas, tão curtas e tão cheias de sentido e de vida sobrenatural.

Leva em ti Maria;
Em redor de ti irradie Maria;
Dá a todos Maria!

Não sei o que se passou em minha alma, no meu coração, em todo o meu ser.

Depositei o livro; uma lágrima, - perdoem-me esta sensibilidade – uma lágrima ardente queimou-me as pálpebras e as faces... E escondendo a cabeça nas mãos, afastei-me sem demora: Mas, durante todo o dia, ia repetindo:

Ó Maria!
Deixa-me levar-te em Mim;
Deixa-me irradiar-te, em redor de mim;
Deixa-me dar-te a todos;
Que se aproximam de mim!

Oh! querida alma, nós que almejamos amar ardentemente nossa terna Mãe, repitamos muitas vezes durante o dia esta pequena oração, tão curta, tão penetrante e decerto, tão agradável a Maria.

Levar em si Maria, é não possuir todas as virtudes de Maria, mas trabalhar para adquiri-las.

É imitar a criança a quem se dá uma santinha: aperta-a sobre o coração, beija-a com efusão e depois a leva para sua mãe, com cuidado, receosa que se amarrote.

Não podemos, de certo, receber o corpo de Maria Ssma. como recebemos o corpo de Jesus Cristo, mas, na sagrada comunhão, recebendo a Jesus Cristo, não é verdade que recebemos um pouco de Maria? Qualquer coisa de Maria? Este divino alimento de nossa alma, não é ele formado do sangue de Maria? Caro Christi, caro Mariae, diz Sto. Agostinho.

Levando em nós a Jesus, levamos, pois, a Maria. Jesus e Maria são inseparáveis. Não procureis em outro lugar o divino Filho da Virgem, senão nos braços de sua mãe; é lá o lugar d’Ele, o seu trono, o seu céu.

Levar em si Maria, é pois aproximar-se muitas vezes e com devoção da Sagrada Mesa Eucarística; e durante o dia lembrar-se o mais possível deste ato solene.

É unir-se a Maria, - e com ela adorar a Jesus, - trabalhar para Jesus, numa palavra, é viver com ela da doce vida de intimidade.

Ó Maria, deixa-me levar-te em mim!

Irradiar Maria, em redor de si, é possuir algumas das virtudes de Maria, tão doces, tão atraentes, tão praticáveis para todos.

Na contrariedade e na provação; é ficar calmo e paciente.

No abatimento: é conservar-se amável e sorridente.

No aborrecimento: é apresentar-se prestável e manso.

Para todos que nos cercam, é ter pronto:

- este sorriso dos lábios, que atrai;
- esta palavra de coração, que dilata;
- este gesto de benevolência, que acalma e anima;
- esta conversação, que eleva, sobrenaturaliza e faz dizer:

            Oh! como ele é bom!

Tem-se dito de Maria Santíssima que ela era o ostensório de Jesus!

Possam dizer de nós que somos o ostensório de Maria.

O ostensório serve para conter, mostrar e fazer resplandecer a Jesus escondido, escondido na Sagrada Eucaristia. O esforço de uma alma devota da Santíssima Virgem deve ser de conter, de mostrar e de fazer resplandecer a Virgem Santa, pela imitação de suas virtudes.

Ó Maria, deixa-me irradiar-te em redor de mim!

Dar Maria a todos que se aproximam de si. Oh! certo, não é dizer-lhes: eu venho dar-te Maria, mas é ter simplesmente o desejo e a vontade firmes e atuais de fazer amar a Virgem Santa.

Nunca saias de casa, nunca faças uma visita sem dizer esta pequena oração:

“Minha querida Mãe, vem e vive em mim!”

Talvez que não o saibam, mas em hora oportuna, a Mãe de Jesus servir-se-á de ti, agirá por ti, dar-se-á por ti.

Tu darás Maria a todos, que te cercam, às vezes sem sabê-lo e sem os outros conhecê-lo.

Passarás, como Jesus, fazendo o bem, fazendo amar a Virgem Imaculada.

E como Maria também amar-te-á! Como ela te conduzirá a Jesus!

Tu deste Maria aos homens; Maria te dará a Jesus!


Pe. Júlio Maria De Lombaerde, Voz de Nazareth, nº 67 - julho de 1918.

Nenhum comentário:

Postar um comentário