quarta-feira, 4 de maio de 2011

Papa Bento XVI nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte

Sua Santidade, o Papa Bento XVI, nomeou um novo bispo auxiliar para Belo Horizonte. Não se trata de uma transferência, mas de um terceiro prelado para auxiliar Dom Walmor na arquidiocese. O atual arcebispo metropolitano enviou o pedido a Roma em vista das "grandes tarefas missionárias e evangelizadoras de nossa amada Arquidiocese", como ele mesmo afirma no comunicado oficial.

Essa notícia diz respeito muito diretamente a duas das congregações julimarianas - a dos missionários e a das irmãs sacramentinas. Afinal, aqui se encontra a sede geral das irmãs, bem como a editora O Lutador e duas das casas de formação dos padres - inclusive esta onde mora este que vos escreve.

A seguir, os comunicados oficiais:


Secretário geral da CNBB é nomeado arcebispo de Campo Grande. Belo Horizonte, Vitória e São Paulo ganham bispos auxiliares



Mons. Wilson, Bispo Auxiliar Eleito de Belo Horizonte

[Fonte: CNBB] O papa Bento XVI anunciou, nesta quarta-feira, 4, a nomeação do secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, novo arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Ele sucederá a dom Vitório Pavanello, 75, que teve seu pedido de renúncia aceito papa por causa da idade, conforme o cânon 401 § 1º.

Em saudação enviada ao povo de Campo Grande, dom Dimas se apresenta como um “irmão entre irmãos”.

“Venho até vocês como um irmão entre irmãos, com o firme propósito de dar o melhor de mim mesmo, para que todos possamos crescer no conhecimento e na vivência da Palavra de Deus e da Fé da Igreja”, disse.

Bento XVI nomeou também o assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Wilson Angotti Filho, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).
  
“Desde o momento em que, nos primeiros dias de abril, recebi a notícia de que o Santo Padre Bento XVI me nomeava como bispo auxiliar de Belo Horizonte, sinto-me muito unido a essa Igreja, situada no coração das Minas Gerais; o meu coração já começou a bater em sintonia com o de vocês, partilhando alegrias, preocupações, assim como as esperanças que os animam”, disse padre Wilson em mensagem enviada ao povo da arquidiocese de Belo Horizonte.

Com a nomeação do padre Wilson, Belo Horizonte passa a ter três bispos auxiliares.

Bento XVI nomeou, ainda, o padre Julio Endi Akamine bispo auxiliar de São Paulo, atual Provincial da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), em São Paulo, ou Palotinos, como a Sociedade é conhecida.

Trajetória Pastoral e Acadêmica

Paulista de Tumiritinga, padre Wilson nasceu no dia 5 de abril de 1958. Fez seus estudos de filosofia e teologia, respectivamente, no Seminário Diocesano de São Carlos e na Faculdade Pontifícia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em Roma, na Universidade Gregoriana, fez mestrado em teologia dogmática.

Ordenado padre em 1982, exerceu inúmeras atividades na diocese de Jaboticabal, à qual pertence. Foi vigário paroquial nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Bebedouro (SP), coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, membro da Equipe de Formação do Seminário, membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores, professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, no Instituto de Teologia Nossa Senhora do Carmo, em Jaboticabal, e Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese de Brasília, assessor diocesano da Catequese, coordenador diocesano de Pastoral, pároco em São Judas Tadeu, na cidade de Jaboticabal.

Desde 2007, padre Wilson é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB, e membro do Instituto Nacional de Pastoral (INP) e do Conselho Editorial das Edições CNBB.



Nenhum comentário:

Postar um comentário