domingo, 20 de fevereiro de 2011

Chegada do Pe. Júlio à Manhumirim, narrada pelo seu antecessor.

Apresentamos os registros históricos da chegada do Pe. Júlio Maria à Manhumirim, para assumir a paróquia e fundar a Congregação, escritos pelo seu antecessor. Trata-se de um pequeno trecho do livro do tombo da Freguesia de Manhumirim, anotados pelo Pe. Frederico de La Barrera, 5º cura de Manhumirim.

Sou sucedido na freguesia pelo virtuoso e inteligente Pe. Frey Júlio Maria, apóstolo dos índios no norte do Brasil e pertencente à congregação religiosa da Sagrada Família, e fundador aqui em Manhumirim da congregação, exclusivamente brasileira, dedicada a paroquiar, dos Padres de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, passando em minha companhia os quinze dias anteriores a tomada de posse realizada hoje, oito de abril de mil novecentos e vinte e oito.

Durante estes dias, pude verificar que o meu digno sucessor, com melhores predicados de piedade e ciências eclesiásticas do que as minhas qualidades, promoverá o progresso espiritual da minha estimada freguesia, esperando de tão digno sucessor peça a Deus por mim e perdoe as minhas faltas.

Ao Sr. Bispo diocesano, D. Carloto Fernandes da Silva Távora, fico gratíssimo pelo favor de pedir-me, com sacrifício, deixar a paróquia, para estabelecer aqui esta Congregação.

Não com sacrifício, senão com entusiasmo, deixei a freguesia para o bem espiritual de Manhumirim e da diocese de Caratinga.

Manhumirim, oito de abril de 1928.

Pe. Dr. Frederico de La Barrera, vigário

 

“O Pe. La Barrera era muito distinto no trato com as pessoas. Era um cavalheiro. É o testemunho dos que o conheceram e com ele trataram.” “Pelas pesquisas que fizemos, historiamos que essa igreja-monumento [a Matriz de Manhumirim] foi iniciada, praticamente, em dezembro de 24; que o Pe. La Barrera foi o promotor da construção e, no seu paroquiato, é que se demoliu a antiga.” (Pe. Demerval A. Botelho, sdn)

 

Pe. Frederico de La Barrera, antecessor do PJM em Mrim Pe. Frederico de La Barrera, antecessor do Padre Júlio Maria na cura das almas de Manhumirim

 

Fonte: BOTELHO, sdn; Pe. Demerval Alves. História de Manhumirim, Município e Paróquia. II Volume (1924-1947). Belo Horizonte, O Lutador, 1989. Págs. 163-166.

Um comentário:

  1. olá,eu gostaria de conhecer a historia da cidade de manhumirim e gostaria de conhecer a biografia do padre frederico de la barrera e sobretudo gostaria de ver varias fotos deste homem aqui no brasil com o padre julio maria de lombaerde.
    Aguardo Resposta

    ResponderExcluir