quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Primeira Profissão Religiosa e Entrada no Noviciado SDN - 2011

A vitalidade da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora se revigora a cada novo membro que adere à Vida Religiosa nesse instituto fundado pelo Pe. Júlio Maria. E não só a Congregação, mas toda a Igreja é beneficiada pela doação das almas generosas que se consagram ao ideal de Amor e Sacrifício.

No dia oito de janeiro de 2011 aconteceu a solene Celebração Eucarística na qual o Frt. Lucas, sdn e o Frt Flávio, sdn, fizeram sua primeira Profissão Religiosa na Congregação. Nesta mesma celebração ocorreu o ingresso dos formandos Gedeir e Flaviano no Noviciado. A Santa Missa foi celebrada na Comunidade São Paulo Apóstolo da Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Matozinhos-MG, sede do Noviciado. Presidiu o Revmo. Pe. Geraldo M. de Lima Mayrink, sdn, Superior Geral, tendo concelebrado os padres Heleno, sdn, Aureliano, sdn, Marcos Antônio, sdn (Mestre de Noviços), e Sérgio. Fizeram-se presentes religiosos e formandos da Congregação, bem como boa porção do povo de Deus.

Algumas fotos:

SAM_0471

Os quatro membros da Congregação: Flávio e Gedeir, que entraram no Noviciado SDN, e os Frts Flávio e Lucas, neoprofessos.

SAM_0472

A pregação do Revmo. Padre Geral


SAM_0505






Primeira Profissão Religiosa:

Frt. Lucas de Souza Silva, sdn


SAM_0495






Primeira Profissão Religiosa:


Frt. José Flávio da Silva Ferreira, sdn


SAM_0528

O Superior Geral entrega as Constituições da Congregação para os novos noviços. Atrás, o Revmo. Pe. Mestre de Noviços.


SAM_0552

O Padre Geral e os concelebrantes oferecem o Santo Sacrifício


Como não poderia deixar de ser, acrescentamos também as reflexões que o Pe. Júlio Maria redigiu para melhor viver seu próprio Noviciado. Buscou viver com santidade esse ano tão importante para a vida religiosa, fundamental também para a maior fecundidade do ministério sacerdotal do padre regular.

Minhas resoluções para o Noviciado

Pe. Júlio Maria De Lombaerde, sdn

Tomada de Hábito (Grave-Holanda, 4 de outubro de 1902): Não recusarei nada a Deus, mas em todos os acontecimentos, sejam agradáveis, sejam desagradáveis, considerarei tudo como vindo das mãos de Deus e me esforçarei para relacionar tudo com a sua glória. Interrogar-me frequentemente: “para quem ajo agora?” – Depois, rever minha intenção a fim de que Deus seja seu único móvel.

1º Trimestre: União com Deus e, para isso, grande modéstia dos olhos e discrição das minhas palavras a fim de fazer as minhas ações para a glória de Deus e exterminar o meu amor próprio.

Praticar, nas sextas-feiras e sábados, o voto do mais perfeito, sem fazer disto o voto, por simples promessa a Nosso Senhor e a Maria. Escolher, nesse caso, entre diferentes coisas boas, o que menos me apetece.

Meio noviciado: Esforçar-me por observar escrupulosamente até o menor ponto da regra. Tomá-la-ei por assunto de leitura habitual de meditação e de exame particular.

Recomenações particulares:

Aplicai-vos à humildade, pois tendes certas disposições naturais para o bem do Instituto, desde que saibais conservar-vos na humildade, sem o que seríeis uma pedra de tropeço.

Não pegueis nada para vós, não deis logo vossa opinião em coisas de que não sois diretamente encarregado.

Eu vos farei avançar mais. Eis um motivo a mais para serdes bem mais humilde, sem o que poderíeis aborrecer aqueles que são mais velhos que vós.

Sede muito discreto e atencioso para com tudo o que vos é confiado, que vosso coração seja como um túmulo, onde se possa depositar tudo, sem receio que isso venha a aparecer um dia.

Sede, no meio de vossos discípulos, como o homem de Deus, fazendo o bem e não procurando a não ser a glória de Deus, sem seguir sentimento próprio de aversão ou de preferência. Evitai dar asa à crítica ou à inveja; que ninguém se escandalize convosco.

Fim do noviciado: Delicadeza e doçura no relacionamento com os meus confrades. Considerá-los todos como acima de mim.

Fonte: Règlement, Notas espirituais do Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Trad. Pe. Demerval A. Botelho, sdn. Pág. 31-32.

+ A M D G +

Nenhum comentário:

Postar um comentário